OUVIDORIA
RELATÓRIO
PRIMEIRO SEMESTRE / 2024
Pinhão, 05 de Julho de 2024.
Ao
Conselho de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos de Pinhão – CRESERV-PINHÃO.
Ref. Relatório de Ouvidoria – Primeiro Semestre de 2024.
APRESENTAÇÃO
Em conformidade as disposições da Resolução n° 4433/15 CMN. A ouvidoria existe para dar o devido encaminhamento às manifestações sobre os serviços prestados pela cooperativa CRESERV.
As manifestações aqui recebidas são tratadas de forma independente e imparcial e têm o nosso acompanhamento até a sua efetiva conclusão.
As manifestações registradas pelos cooperados estão ajudando a melhorar o padrão dos serviços prestados pela cooperativa à sociedade, bem como a qualidade e a efetividade dos atendimentos.
Portanto, o cooperado, suas críticas, denúncias, sugestões e reclamações são de fundamental importância para que possamos aperfeiçoar a qualidade dos serviços.
A ouvidoria procura analisar as razões dessas expressões reveladas com maior ou menor contundência, não importa o tom com que essas vozes são manifestadas, mas o que interessa é que elas encontrem sempre um canal à disposição para acolhê-las e garantir sua escuta por quem de direito, dentro da organização.
Afinal, todas essas manifestações nada mais são do que revelações de sentimentos de alguém que tem algo a dizer, seja no intuito de resolver um problema pessoal, sejam para registrar uma opinião que poderá quem sabe, se transformar em solução, a ouvidoria recebe, registra e responde os contatos feitos especificamente com o objetivo de aprimorar ou corrigir os serviços prestados.
OBJETIVO
Atuar no sentido de melhorar os serviços prestados da CRESERV, estabelecendo mecanismos internos em prol da qualidade e da efetividade do atendimento ao cidadão.
EXAME DE CERTIFICAÇÃO DOS INTEGRANTES DA OUVIDORIA
O Ouvidor, está apto para exercer suas funções, pois, o mesmo participou do curso de formação em Ouvidoria, com certificado emitido pela Motí Consultoria, Comunicação e Formação, em 02/02/2023, com validade por 02 (dois) anos, quando em 02/2025 terá necessidade de renovação.
CADASTRO DO DIRETOR RESPONSÁVEL E DO OUVIDOR NO UNICAD
O diretor responsável pela ouvidoria e ouvidor está com os seus registros atualizados junto ao UNICAD sistema de cadastro do Banco Central do Brasil.
POLÍTICA DE OUVIDORIA
A Política de Ouvidoria estabelece a metodologia de atuação desse órgão, as orientações, assim como as adequações e implementações são revisadas anualmente, atualização realizada no primeiro semestre de 2022, e aprovado pelo Conselho de Administração em reunião realizada na data de 16/03/2022.
MEIOS DISPONIBILIZADOS PARA CONTATO COM A OUVIDORIA
- Telefone (0800) 600 1666;
- Canal na internet: http://www.creservpinhao.com.br/index.php/contato/ouvidoria
MEIOS DE DIVULGAÇÃO DA OUVIDORIA AOS COOPERADOS
a) Contato pessoal com os cooperados;
b) Página da cooperativa na internet.
SEÇÃO DESCRITIVA - TESTES
1. Avaliação quanto à eficácia dos trabalhos e atribuições da ouvidoria, inclusive quanto ao comprometimento da instituição com o desenvolvimento satisfatório da missão da ouvidoria, em prestar atendimento, atual como canal comunicador e informar o conselho de administração com relação às atividades ocorridas:
- Avaliada em nível de teste, quanto ao recebimento de reclamações, solicitações e sugestões, prestando atendimento, informando os cooperados e repassando informações ao conselho de administração. O tempo de atendimento, está dentro dos padrões estabelecidos, o resultado foi considerado satisfatório.
2. Adequação da estrutura da ouvidoria para o atendimento das exigências legais e regulamentares, com evidenciação das deficiências detectadas para o desenvolvimento das suas atividades, inclusive quanto ao quantitativo de funcionários e de atendentes, à logística implantada, aos equipamentos, às instalações e rotinas utilizadas, levando-se em consideração a natureza dos serviços e dos clientes da instituição:
- A estrutura física montada é adequada ao porte da instituição que dispõe apenas do diretor responsável pela ouvidoria e de uma funcionária que acumula o cargo de Ouvidor;
3. Detalhamento das proposições encaminhadas pela ouvidoria à diretoria, mencionando a periodicidade e a forma de seu encaminhamento, discriminando as propostas não acatadas e respectivas justificativas, as acatadas e ainda não implementadas e respectivos prazos para implementação e as já implementadas.
4. Avaliação quanto ao cumprimento das disposições relativas à obrigatoriedade de submissão dos integrantes da ouvidoria a exame de certificação.
- Foi cumprido integralmente com a aprovação, do ouvidor, no exame de certificação e capacitação em Ouvidoria, em 02/02/2023, com validade por 02 (dois) anos, quando em 02/2025 terá necessidade de renovação.
5. Critérios utilizados para qualificar a procedência das reclamações registradas no período e a sua qualificação como solucionada ou não:
a) Improcedente - Procedente Solucionada - Procedente Não Solucionada;
b) Estatística, contendo informações consolidadas das reclamações registradas na ouvidoria no período.
Demandas Registradas
No primeiro semestre do ano de 2024, compreendido entre o dia 01 de janeiro e 30 de junho de 2024, a Ouvidoria da CRESERV não registrou demandas, conforme verificado nos relatórios mensais apresentamos a seguinte tabela:
ÁREAS |
CATEGORIA |
TOTAL PERÍODO |
||||
Reclamação |
Crítica |
Sugestão |
Elogio |
Denuncia |
||
Administrativa |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
Operacional |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
TOTAL |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
Estatística das demandas registradas
ü Reclamação: 0 (zero)%
ü Crítica: 0 (zero)%
ü Sugestão: 0 (zero)%
ü Denuncia: 0 (zero)%
ü Elogio: 0 (zero)%
Demandas Qualificadas
ü Improcedente: 0 (zero)
ü Procedente Solucionada:
0 (zero)
ü Procedente não Solucionada:
0 (zero)
ü Total: 0 (zero)
CONCLUSÃO
As atribuições da ouvidoria em atender, registrar, instruir, analisar e dar o respectivo tratamento formal e adequado às demandas dos cooperados, prestando o devido esclarecimento, retornado dentro do prazo previsto as respostas aos problemas e deficiências, mantendo o conselho de administração ou na sua ausência a diretoria administrativa informada das ocorrências, cumprimento e resultado das medidas adotadas.
Afirmamos que a ouvidoria da CRESERV está capacitada a atender os cooperados da Instituição, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados, fortalecendo a parceria com o cooperado em prol da qualidade, em busca da eficiência e da austeridade administrativa.